terça-feira, 22 de junho de 2010

Homofobia: Medo ou preconceito?


Mais uma vez ao iniciar essa postagem agradeço a todas as pessoas que estão a ler essa página virtual diariamente, fico até assustado com o nivel de repercussão que essa escrita está causando e esse post escrevo a pedidos como mais uma forma de difusão desse protesto a sociedade.

Homofobia: Medo ou preconceito?


Medo a tudo que seja considerado estranho! e para nós o que parece ser estranho? esta generalização é criticada porque o medo irracional pelo diferente não é, aparentemente, a única causa para oposição à homossexualidade, já que esta atitude e medo a tudo o que seja considerado estranho pode também provir de ensinamentos como religião, preconceito, informação ou ideologia. Observo que determinadas atitudes chegam a ser até um absurdo em pleno século XXI. Desde o início da década de 80, assistimos, no Brasil, a um fortalecimento da luta pelos direitos humanos de gays, lésbicas, travestis, transgêneros e bissexuais (GLTB). Associações e grupos ativistas se multiplicam pelo País. A força do ativismo vem se expressando em diferentes momentos e eventos comemorativos, como é o caso do Dia Mundial do Orgulho GLTB, na qual se destaca a realização das Paradas do Orgulho GLTB que mobilizam milhões de pessoas em todo o País. Esses eventos, especialmente, devem, com justiça, ser considerados como as mais extraordinárias manifestações políticas de massa.
Essa luta constante ainda encontra fortes adversários e o principal deles é essa formação ideológica prévia sem estar a conhecimento total de seres humanos como nós que para muitos ainda não esta em nosso contexto social e aí vem a total aversão ao homossexualismo sendo até mesmo considerados como doentes. Não há dúvida quanto ao fato dessa luta pela cidadania estar produzindo importantes frutos. A homossexualidade foi retirada da relação de doenças pelo Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Psicologia, determinou que nenhum profissional pode exercer “ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas”. Quem será realmente o doente? O Homossexual? ou o Homofóbico?...Quem é o culpado? talvez essa mente retrógrada que impossibilita esse pensamento, cada um tem esse direito de ser quem quizer, é um país livre e aos demais...eu lamento esse poder que a ignorância constante que toma de conta de suas mentes.
Em Iguatu o movimento ainda é algo novo mas atinge uma boa repercussão, espero que consigam atingir seus objetivos com essa luta constante e que casos como esses diariamente usando da violência verbal e física desapareçam de nosso cotidiano.

p.s.: esse post foi inspirado na morte de Kelson , sofrido de perfurações a faca no dia 20 de Junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário