segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Teorias da Cultura...Produção Cultural I

Nos últimos anos a produção cultural brasileira tomou impulso com a especialização do mercado motivado pelas leis de incentivo. Nos grandes centros urbanos pode-se ver a evolução da oferta cultural, um grande favorecimento para o público, mesmo para aqueles sem renda para consumo da arte.
O mecanismo aparentemente é simples, as empresas têm orçamento definido para suas ações promocionais, parte dele é destinado para a “comunicação cultural”, ou seja, a estratégia de marketing que vincula a imagem de um produto cultural ao produto de consumo da empresa. Sabendo-se que cultura (nesse contexto sinônimo de arte) transmite imagem de idoneidade e aproxima o público do produto através de vínculos emocionais, tal estratégia é fator essencial de diferenciação em um mercado cada vez mais concorrente.
Mas ficou à margem desse processo a maioria absoluta dos municípios brasileiros. O marketing cultural, nos moldes do que se pratica nos grandes centros urbanos, não subsiste em cidades de pequeno e médio porte. A estratégia de comunicação cultural depende de uma escala regional, na maioria das vezes nacional, de distribuição para que o investimento em marketing alcance os objetivos da empresa patrocinadora.
Mesmo a Lei Rouanet é própria para empresas com grande lucro líquido, pois o desconto no Imposto de Renda só será relevante quanto maior for a diferença positiva entre receitas e despesas operacionais.
Portanto, as formas de se viabilizar cultural em um município como Iguatu não podem se espelhar inteiramente nos mecanismos funcionais em capitais e grandes centros urbanos. O marketing cultural não incentivado por lei e principalmente a arquitetura cultural montada por parcerias, apoios e consórcios de patrocínio são fundamentais para viabilizar projetos e ações artísticas.
Também é diferente o mecanismo de catálise do processo produtivo da cultura na sociedade civil e organizações culturais dos municípios de médio porte. Não bastam as leis de mercado, é essencial a participação do governo municipal ofertando ambiente incubador dos futuros agentes e/ou empreendedores culturais.

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