quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cultura em Movimento...Teorias da Cultura Patrimônio Historico Cultural - I







Depois de um bom tempo sem postar nessa coluna "Teorias da Cultura" hoje venho abordar um tema que para muitos é novo apesar de ser uma preoculpação antiga e que se chega a ser ate mesmo polêmico.
O Patrimonio Cultural...
Para começarmos a entender como funciona esse eixo cultural precisamos primeiramente definir cada termo, Patrimonio é todo bem de uma pessoa as vezes adquidirido por esforço ou ate mesmo adquirido por herança de um familiar já falecido, bem o Patrimonio esta espalhado em todos os lugares e as vezes é de acesso de uma coletividade como é o exemplo do patrimonio publico como as cadeiras que sentamos todos os dias na escola e o patrimonio privado como por exemplo um carro ou uma casa, analisando tambem o termo cultura observamos que tambem é algo que esta inteiramente ligado ao nosso cotidiano e eu ate costumo dizer que é quem rege nossas vidas a cultura é tudo aquilo que o homem sabe, faz e pensa isso vai muito além das artes e perpassa por nosso sotaque, a moda, as formas de construir nossas casas em fim a cultura é toda produção humana.
Bem, entendido o que são os dois termos fica mais facil de fazer a junção Patrimônio Cultural...O Patrimonio Cultural é a maior herança que podemos receber ela vai bem além de tudo que temos pois aquilo que para nós é patrimonio identifica quem nós somos. O Patrimonio Cultural ele tem um objetivo coletivo, ele define a identidade de uma comunidade e ate mesmo de uma cidade, de um país, o Patrimonio Cultural é criado por nós para nossa ultilidade mas nem sempre somos nós que usamos e nem sempre nós o consideramos patrimonio.
O patrimonio Cultural divide-se em Patrimonio Histórico que este se subdivide se em outas ramificações o Material e o Imaterial, mas isso veremos mais a frente.
Como falei anteriormente o Patrimonio Cultural esta camuflado em nosso cotidiano e passa despercebido aos nossos olhos mas o mesmo só pode ser considerado como tal se houver uma importancia coletiva para aquela comunidade, então observamos que depende da valorização de quem ultiliza e de nossa valorização atribuindo o valor devido.
Depois da devida valorização desse bem de importancia coletiva o poder público deve entrar com politicas públicas chamadas politicas de Salvaguarda ou politicas de preservação do patrimonio cultural, hoje no Brasil existem orgaos públicos que são constitucionalmente obrigados a preservar o patrimonio cultural nas esferas federal temo o IPHAN-Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional que preserva os bens de importancia nacional o IPHAN é uma autarquia vinculada ao Ministério da Cultura atua com leis federal votadas no congresso nacional, no Estado é dever das Secretarias Estaduais de Cultura no caso do Ceará existe uma coordenadoria especifica para tal fim que é a COPHAC - Coordenadoria do Patrimonio Historico e Artistico Cultural que atua com leis votadas e aprovadas na Assembleia Legislativa Estadual e nos municipios é dever das Secretarias Municipais de Cultural que no caso de Iguatu temos uma gerencia voltada para tal fim e atua com leis votadas e aprovadas pelo parlamento municipal.
As politicas publicas de Educação patrimonial devem se iniciar com processo de conscientização da população e passar por todos os setores públicos atraves de projetos e programas culturais, além de informativos e atividades educacionais como visitas a exposições, museus e outros espaços de cultura, tambem a elaboração de inventários de referencias culturais de cidades, comunidades e ate mesmo festejos populares e em fim efetivando essas ações em leis de tombamento, Registro e Reconhecimento que no caso dos Mestres da Cultura.

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