Produção Cultural
A produção cultural é um campo do conhecimento importante para a profissionalização dos produtores e agentes cultuais. Seu conhecimento compreende as várias etapas de constituição do produto artístico final, desde a concepção da idéia até os relatórios finais da prestação de contas.
Já no princípio das atividades é necessária equipe mínima de produção, composta por um profissional com conhecimento de todas as etapas da produção, outro com experiência no segmento cultural em questão e outro com técnica de projeto e marketing.
Todos os demais profissionais imaginados para o processo da produção poderão agregar-se futuramente ao projeto através de contrato temporário, quando os recursos que os remunerará já estiver disponível.
2.1 Pré-produção
A pré-produção é a primeira fase de um total de três, nela acontecem as atividades que antecedem a produção em si. Provavelmente é a fase mais crítica porque já existirá necessidade de trabalho intenso embora a equipe mínima provavelmente não esteja sendo remunerada, ou seja, ainda está distante a captação de recursos até porque indefinições de projeto e objeto artístico serão sanadas justamente nesta fase.
Identificando necessidades
Quais são as necessidades básicas inicialmente indispensáveis para a constituição de um núcleo produtor cultural? Citando algumas de forma genérica (é lógico que necessidades específicas existirão para projetos distintos):
- Equipe mínima produtora cultural composta pelas três especialidades explicadas no segundo parágrafo do item (2.)
- Local físico onde poderão reunir-se pessoas e documentos ligados à produção
- Um computador, impressora, telefone e acesso à Internet
Idéia e criatividade
As idéias deverão ser exaustivamente discutidas pela equipe inicial. Dentro de um processo criativo todos deverão opinar sobre qualquer aspecto, mesmo que não seja sua especialidade.
Pesquisa
Estando o produto artístico suficientemente delineado, faz-se necessária pesquisa dos recursos necessários para a viabilização da idéia cultural. Os resultados dessa pesquisa irão constituir o pré-projeto, o primeiro documento produzido pela equipe. Deverá ter o formato conciso, possibilitando que mais pessoas possam tomar contato com as idéias e proposições dos produtores.
Abaixo uma lista de verificação das informações que não poderão faltar após a pesquisa:
a) O que é?
b) Como é?
c) Quando é?
d) Onde é?
e) Com quem é?
f) Para quem é?
g) Por que é?
h) Como as pessoas ficarão sabendo que estou produzindo?
i) Como as pessoas ficarão sabendo que o produto estará pronto?
j) O que se precisa?
k) Para quando se precisa?
l) Quanto e quando custa?
m) Quanto e quando tenho?
n) Quanto e quando posso obter?
o) Onde posso obter recursos?
p) Quais os serviços que posso obter gratuitamente e quanto eles custariam caso tivesse que pagar?
q) Quais os materiais que posso obter gratuitamente e quanto eles custariam caso tivesse que pagar?
r) Quanto e o que quero ganhar?
s) Têm coerência as informações acima?
t) Como avaliar o bom andamento da produção cultural?
Pré-projeto
Com as informações acima já é possível confeccionar o pré-projeto. Sua estrutura poderá seguir esses tópicos:
- Descrição do projeto
- Resultados culturais desejados
- Estratégias de viabilidade
Teste de opinião
De posse do pré-projeto a equipe produtora convidará outros profissionais para contribuírem com idéias.
Principalmente é ora de escutar o público sobre o futuro produto artístico. O ideal é que ele agrade todos e que todos se sintam motivados a apreciá-lo. Mas isso não ocorre. Um espetáculo de teatro com conteúdo dramático terá um perfil de público distinto de um espetáculo infantil. Isso parece evidente, mas nem sempre a distinção é tão clara, mesmo para os produtores culturais com muita vivência em seu trabalho. A solução para tal questão é a aplicação do teste de conceito ao produto cultural. Após ouvir as pessoas, por amostragem, o produtor cultural terá certeza sobre quais públicos realmente são mais sensíveis ao seu produto. Normalmente surgem gratas surpresas, pois se verifica que o leque de público potencial para o produto é mais amplo que se imaginava.
Este item tem dois objetivos:
a) colocar em prova os conceitos do produto segundo a aceitação do público
b) Desenhar o público alvo para posterior uso em argumentos de patrocínio junto às empresas.
O produtor cultural não precisa usar técnicas sofisticadas para aplicar o teste de conceito. Basta selecionar pessoas de diferentes segmentos sociais, econômicos, geográficos, idades, sexo, etc, e sucintamente mostrar qual a proposta cultural do projeto. Colherá as impressões dos entrevistados e trabalhará no texto do projeto adequando a estrutura mercadológica ao público-avo detectado na pesquisa.
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