terça-feira, 22 de março de 2011

Uma Toada para João e Maria


A partir de canções de Chico Buarque, o grupo conta a história de um casal, desde a primeira troca de olhares, até a saudade e recomeço, passando pelo ciúme e separação. Cantamos Terezinha quando queremos falar do encontro do casal e Cotidiano quando os dois estão em crise , explica Lílian de Lima, vocalista do grupo. No repertório, músicas como Almanaque , João e Maria , Samba e Amor , Flor da Idade , Gota dagua , Valsinha , Mil Perdões e Tatuagem . Entre uma canção e outra são citadas frases de autores famosos, como Carlos Drummond de Andrade, Roland Barthes, Nelson Rodrigues, Adélia Prado, Bernard Shaw e Oscar Wilde. Esses autores falam de pensamentos recorrentes em casos amorosos, tanto para a mulher, quanto para o homem.

Não precisa ser por você, por suas histórias ou dramas pessoais. Pode ser pela história dos seus pais, do seu amigo, do vizinho ou até mesmo daquela trama boa que você acompanhou numa novela do passado, mas o fato é que em "Uma toada para João e Maria" - espetáculo protagonizado por Lilian de Lima (voz) e Rodrigo Mercadante (voz) e dirigido pelo brilhante Milton Morales Filho - só não chora quem tem o coração duro demais.

O casal conta, em lindíssimas interpretações das canções de Chico Buarque, uma história de amor, desde o início perfeito - passando pelo meio cheio de intrigas, ciúmes, ódio, tédio, traição, vingança e reconciliação - até o fim. A narrativa musical é cortada por citações de Carlos Drummond, Nelson Rodrigues, Adélia Prado e outros gênios.
Aquelas coisas de abraçar o amigo e soluçar, sabe? Vexame total. Mas olha, não era por ninguém não. É pelo amor, mesmo. Ô coisinha difícil e deliciosamente louca. Bom pra lembrar como é. O amor até existe. Dói, mas é bom. O espetáculo? Terapia do choro com grandes toques de esperança. Vale muito mais do que pesa no bolso.

Um comentário:

  1. Eu assisti, e não pesou nada no bolso!!! Foi um espetáculo lindo ocorrido na Amostra SESC de arte e cultura. Foi simplesmente MARAVILHOSO! Já vi duas vezes, a primeira e a segunda toada... Recomendo mil vezes, e quem é fã de Chico vai adorar!


    Nat.

    ResponderExcluir