quarta-feira, 2 de março de 2011

Música da Semana...Outras Frequencias, Engenheiros do Hawaii

Acrescentando a louvação as canções que indicarei também irei fazer minhas criticas a música em seus diversos apectos como a poesia composta nela, melodia e consequentemente a própria banda.




Outras Frequências

Engenheiros do Hawaii

Composição: Humberto Gessinger

Seria mais fácil fazer como todo mundo faz.

O caminho mais curto, produto que rende mais.

Seria mais fácil fazer como todo mundo faz.

Um tiro certeiro, modelo que vende mais.



Mas nós dançamos no silêncio,

choramos no carnaval.

Não vemos graça nas gracinhas da TV,

morremos de rir no horário eleitoral.



Seria mais fácil fazer como todo mundo faz,

sem sair do sofá, deixar a Ferrari pra trás.

Seria mais fácil, como todo mundo faz.

O milésimo gol sentado na mesa de um bar.



Mas nós vibramos em outra frequência,

sabemos que não é bem assim.

Se fosse fácil achar o caminho das pedras,

tantas pedras no caminho não seria ruim

 
---> Criticando
 
Bom, sempre quis analisar as músicas do Humberto sempre executadas e difundidas nos trabalhos dos Engenheiros do Hawaii considerada uma das melhores bandas da América Latina com suas letras e harmonias inovadores e cheias de personalidade.
 
"Outras Frequencias" vem propor e conta no ponto de vista plural de se viver a vida como se fosse o outro lado da moeda que aparentemente é o correto, analisando bem...O outro lado da moeda é o modo simples de se viver onde muitos brasileiros vivem, talvez até mesmo uma critica a facilidade que de certas vezes corrupta ou oportunista não sei ao certo o termo correto, acredito que nesse primeira estrofe é representada uma vida de empresários ou alguem do tipo.
O texto é escrito 1ª pessoa do plural portanto representa uma classe talvez uma classe social que vive o antonimo da vida perfeita mas que encontra a beleza na simplicidade como "chorar no carnaval e morrer de rir no horário eleitoral".
"Outras Frequencias"  apresenta a simplicidade de fatos inéditos e por que tambem não dizer históricos no ponto de vista do espectador, mas sempre alertando que a felicidade adiquirida com dinheiro não é a realidade do narrador. As letras do Humberto Gessinger são compostas com duplos sentidos inteligentes que exige uma vasta reflexão, no meu ponto de vista a letra apresenta uma questão social talvez o verdadeiro ponto de vista brasileiro de se viver.
Acompanhada de instumentos de orquestra e mesclados com solos de violões sempre marcado com a personalidade ritimica da bateria a melodia se constrói com uma bela harmonia aos ouvidos, a letra cantada por Humberto apresenta uma voz jovem uma verdadeira formação critica para seus fãs, uma banda madura com a cara jovem apresentando conteúdo em seus trabalhos.
Enfatizo também a base harmonica dos violinos, violas e violoncelos que atacam agressivamente com seu som de veludo a harmonia feita pelos demais instumentos.
Bom podem acrescentar mais comentários aqui essa foi minha visão tambem ainda to começando com esse negócio de critica espero que não tenha ido longe demais em minha analise.
 
Abração a todos!

Um comentário:

  1. Michel, esta é a minha música...uma delas na verdade...Excelente escolha...(Nara)

    ResponderExcluir