O cinema Francês vem ganhando seu espaço a nível mundial principalmente na comédia, o filme "O Pequeno Nicolau" é uma produção de comédia francesa de Laurent Tirard com o titulo original "Le Petit Nicolas" produzido em 2009.
Inspirado na obra homônima de Jean-Jacques Sempé e René Goscinny (que também é um dos autores do roteiro), O Pequeno Nicolau trata do universo e dos medos infantis, especialmente daqueles medos advindos da escuta de conversas entre adultos, deturpadas pela mente fértil das crianças.
Neste caso, Nicolau entende errado uma conversa entre seus pais, o que o leva a crer que uma irmãozinho está a caminho e que assim que o mesmo nascer, ele será abandonado numa floresta. Começa então, execução de um plano maluco para “sequestrar” o irmão de Nicolau. Para tanto, o menino contará com a ajuda dos seus amigos de escola, um grupo cheio de estereótipos.
Um filme simpático, principalmente por alguns personagens carismáticos, como o “amigo burro” da turma (Clotário), os pais de Nicolau e uma aparição muito bem vinda.
Pode até ser, mas eu não posso deixar de acrescentar que O Pequeno Nicolau é mais um filme de batutinhas bem bobinho, só que com o charme e a nostalgia da França da década de 50.
A sacada do filme de Tirard é nos apresentar o mundo pelos olhos do garoto um mundo que não capta as insatisfações do pai no trabalho, por exemplo ao mesmo tempo em que acompanhamos a realidade enxergada pelos adultos. Há duas histórias correndo em paralelo em O Pequeno Nicolau, dois pontos de vista (o adulto e o infantil) sobre uma mesma situação, e é divertida a rede de falsos acasos que o roteiro arruma para amarrá-las no final.
Sei que é muito bom! e aconselho a todos!
Uma Boa Sessão!
muito interessante
ResponderExcluirQue bom saber que existem filmes assim, que retratam essa inocência e nostalgia de epocas tão maravilhosas, pena que o cinema mundial existe um certo CARTEL norte americano, onde são vendidos apenas filmes que interessem a eles que as massas tenham acesso, claro que há filmes maravilhosos e isso é inquestionavel. Mas defendo que filmes como esse do Nicolau retratam uma faceta das crianças que andam um pouco esquecidas, que é a verdadeira inocencia e uma criatividade palpavel.
ResponderExcluir