sábado, 16 de março de 2013

Iguatu sedia encontro do Fórum regional da Cultura e Turismo

Integrantes do Fórum no ultimo
 encontro
em Icó - Foto: Divulgação
No próximo dia 21 de Março no Auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira irá acontecer mais um encontro do Fórum Regional da Cultura e Turismo da Região Centro Sul e Vale do Salgado, o espaço de debate é composto por instituições públicas e da sociedade civil organizada de 14 cidade que contemplam a região e revesa seus encontros nas cidade de Icó e Iguatu, este será o segundo encontro do ano.
Desta vez a Pauta em discussão será:
1 – Resumo do Encontro para aprovação do Plano Estadual de Cultura - PEC;
2 – Resumo da Reunião e da Aprovação do Edital do Ceará Junino 2013;
3 – Institucionalização do Fórum;
4 – Entrega dos Diagnóstico da Cultura e do Turismo da Região atualizado por parte do municípios;
5 Realização da 3ª Mostra de Arte e Cultura da Região – MAC;
6 – Realização do II Câmara Temática de Comunicações e Novas Mídias da Região;
7 – Realização da I Semana do Patrimônio da Região;
8 – Realização da Exposição de Artesanatos, Comidas Típicas e Artes Populares da Região;
9 Convite do Fórum para eventos das cidades;
10 – Proposta de Circulação de Espetáculos, shows e produtos culturais entrarem na pauta do fórum a fim de as cidades se comprometerem e facilitarem a circulação de produtos na região;
11 – Entrega das ações solicitada aos municípios pelo Fórum:

·         Atualização das potencialidades culturais e turísticas de cada município;
·         Atualização do Calendário Cultural de cada município;

Podem participar qualquer instituição pública e privada que tem interesse nos debates.


Prefeitura de Iguatu realiza Semana do Teatro e do Circo

A celebração do Dia Mundial do Teatro e do Circo já faz parte do calendário cultural da cidade de Iguatu, há mais de dez anos ao longo do tempo diversas instituições realizam atividades de comemoração a essas datas, em Iguatu o movimento em prol do 27 de Março iniciou na segunda metade da década de 90 e instituições como a extinta Associação Iguatuense de Teatro Amador, SESC Iguatu e a Prefeitura Municipal de Iguatu.
Espetáculo Silencio por um minuto
 irá abrir a programação
- Foto: Jan Messias
Em 2013 a programação busca contemplar espetáculos locais de Teatro e Circo e acontecerá no Teatro Municipal Pedro Lima Verde com sessões durante o dia para crianças e a noite sempre com inicio as 19h30min, irão passar pelo palco a Cia. Ortaet de Teatro com seu novo trabalho "Silêncio por um Minuto" (25), a galera da Engenho Produções Culturais com o espetáculo Humbertos (26) e o ator Kairo Sales e seu Teatro de Bonecos (27), além desses o Elo Vanguarda de Teatro e a Cia. Persona de Teatro irão receber o publico da noite com sequencias de esquetes e a animação para a criançada fica por conta da Cia. Dupla Face de Humor e Animação com o Show do Palhaço Jajá, o ator Rogério Leodório com o Show do Palhaço Kabacinha e a turma do grupo de Teatro do Colégio Pólos com o espetáculo "O Circo".
Segundo Diana Mendonça Secretária da Cultura e Turismo "essa programação vem para homenagear todos os profissionais dessa artes que compõe e alimenta a nossa cultura, esperamos receber durante todos os dias a casa lotada, e assim podemos dar continuidade ao processo de formação de platéia para o Teatro Municipal".
A programação acontece de 25 a 27 de Março as 19h30min e durante o dia as sessões acontecerão as 09h e as 15h a entrada é franca.


Humbertos irá subir ao palco do Teatro Municipal

Espetáculo Humbertos - Foto: Jan Messias

Dando continuidade a primeira temporada do espetáculo Humbertos em Iguatu, a peça estará compondo a programação da Semana do Teatro e do Circo realizado pela Prefeitura Municipal de Iguatu através da Secretaria da Cultura e Turismo, o evento acontece de 25 a 27 de Março em celebração a essas datas homenageadas no mês de março.

O espetáculo em constante evolução irá apresentar novas adaptações  o enredo vem a partir das histórias desses contadores populares que andam viajando o sertão em busca da "terra prometida" ao parar nas pequenas cidades a trupe, canta e toca aos moradores, a história que será contada serão as tramas do jovem menino cheio de sonhos que divulgou e marcou a música brasileira o iguatuense Humberto Teixeira nomeado por Luiz Gonzada por Dr. do Baião.
O projeto é uma grande homenagem a um dos filhos de Iguatu de maior repercussão artística  no mundo representado pela Família Prudencio composto por Francisco Prudencio, Michael Prudencio, Michel Prudencio e Sudelan Mendonça com a direção musical de Helinho Gomes, o objetivo com isso é apresentar aos conterrâneos cearenses a grandiosidade dos trabalhos de Humberto Teixeira, bem como mais uma vez tocar no cotidiano do sertanejo nordestino, uma vida marcada por esperanças e sofrimento, seguindo o rastro das aves de arribação eles estão de volta pra casa e pra festejar, cantar e dançar.

Novidades no Elenco

A apresentação terá uma participação mais que especial, o professor e músico Paulo Cascavel estará "puxando o fole" durante a trama em substituição do Maestro Francisco Prudencio que no momento se recupera de um processo cirúrgico delicado.
Estreando nessa temporada o elenco recebe a cantora Michele Santos que estará abrilhantando e integrando o elenco durante a temporada.

Serviço
Espetáculo Humbertos
Semana do Teatro e do Circo
Teatro Municipal Pedro Lima Verde
19h30min - 26 de Março



Teaser


segunda-feira, 11 de março de 2013

Secretaria da Cultura realizará sequencia de reuniões setoriais com linguagens artísticas


Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo buscando ampliar a participação coletiva na construção e efetivação das politicas públicas para cultura e turismo estará realizando uma sequencia de reuniões setoriais com diversos segmentos das linguagens artísticas, a fim de compartilhar os planejamentos e propostas para as atividades no ano de 2013, bem como informar o processo de implantação dos anseios em relação a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.
"No mês de janeiro podemos fazer uma grande mobilização com a sociedade a fim de apresentar, avaliar e planejar as ações desenvolvidas por esta secretaria, nesta oportunidade iremos ouvir os anseios específicos de cada classe, bem como também compartilhar nossas propostas", disse Diana Mendonça Secretária Municipal da Cultura e Turismo.
As reuniões setoriais iniciam nessa terça dia 12 de Março e se conclui no dia 22 de Março na Escola de Música Popular Humberto Teixeira seguindo o seguinte calendário:

12 de Março - 17h30 - Movimento Junino;
13 de Março - 17h30 - Grupos de Teatro;
18 de Março - 17h30 - Grupos de Dança;
19 de Março - 17h30 - Músicos e Bandas independentes;
20 de Março - 17h30 - Violeiros, Poetas, Cantadores e Sanfoneiros tradicionais;
21 de Março - 17h30 - Capoeiristas;
22 de Março - 17h30 - Artesões;  

terça-feira, 5 de março de 2013

Teorias da Cultura... O que é a Economia Criativa?


A expressão é baseada no termo “Indústrias Criativas”, que surgiu em 1997 após a iniciativa de Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido, de convocar diversos setores da sociedade britânica para analisar tendências de mercado e vantagens competitivas e descobrir os setores mais promissores para o século 21. Como resultado dessa força tarefa, inspirada no projeto australiano Creative Nation, criado em 1994 com o objetivo de demonstrar a importância da criatividade para a economia e o desenvolvimento de um país, foram identificados 13 setores de maior potencial, chamados de indústrias criativas:
Propaganda;
Arquitetura;
Mercados de arte e antiguidades;
Artesanato;
Design;
Moda;
Filme e vídeo;
Software/jogos eletrônicos de lazer e entretenimento;
Música;
Artes performativas;
Editorial;
Serviços de computação e software;
Rádio e TV.
Em 2002, no primeiro Fórum Internacional das Indústrias Criativas, organizado na Rússia, o termo recebeu a seguinte definição: “Indústrias criativas são indústrias que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individuais e apresentam um potencial para a criação de riqueza e empregos por meio da geração e exploração de propriedade intelectual”.Inspirado nesse contexto, o autor inglês John Howkins criou a expressão “Economia Criativa” no livro “The Creative Economy”, de 2001, analisando as atividades que resultam de indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico, utilizando criatividade, informação e conhecimento como matéria-prima. Está lá na Wikipedia: segundo Howkins, a Economia Criativa “pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos”.Desde então, os termos Indústrias Criativas e Economia Criativa vem sendo amplamente estudados, discutidos e difundidos mundo afora, com diferentes definições e modelos de classificação de atividades aos quais não pretendo me ater. Nossa visão por aqui é de que a Economia Criativa vai além das chamadas Indústrias Criativas e de que não ela deve estar restrita a uma lista rígida, devendo englobar qualquer atividade ou segmento da economia que se abasteça de ideias, imaginação, criatividade e inovação para gerar produtos e serviços e – por que não? – processos e práticas de gestão. Afinal, mesmo em trabalhos nem tão criativos é possível utilizar doses de criatividade para melhorar os resultados. Na semana que vem, continuo este post, trazendo dados sobre a dimensão dessa nova economia e algumas indicações de conteúdo para você se aprofundar no tema.

Politica da Cultura... Projeto isenta entidades sem fins lucrativos de pagamento ao Ecad


A Câmara dos Deputados analisa proposta que dispensa algumas entidades sem fins lucrativos de pagar contribuição ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A sugestão, contida no Projeto de Lei 4556/12, é de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).


Pelo texto, seriam beneficiadas sociedades, fundações e associações que não remunerem os seus dirigentes e não distribuam vantagens diferenciadas a qualquer de seus membros, a qualquer título. Outra exigência é que as agremiações apliquem integralmente os recursos na manutenção e desenvolvimento dos objetivos sociais.



Enquadram-se nesse perfil entidades religiosas, culturais, instrutivas, científicas, artísticas, literárias, recreativas e esportivas que tenham por objeto promover lazer, assistência ou congraçamento de seus associados. As contribuições devidas ao Ecad servem para pagar direitos autorais dos artistas que tiverem obras musicais exibidas publicamente em eventos festivos, bares e boates entre outros.



A proposta tramita atrelada ao PL-3968/97, que isenta também os órgãos públicos, além das entidades filantrópicas, do pagamento de direitos autorais pelo uso de obras musicais e lítero-musicais em eventos por eles promovidos.



*Com informações da Agência Câmara de Notícias

A Banda da Semana... Capitão Volta Seca



Percussões nordestinas, Violino, cavaquinho, Guitarras e toda influência cultural e musical presente em diversos estados do popular "polígono da seca", assim temos a primeira impressão da Banda Capitão Volta Seca que vem ganhando seu espaço nos palcos de praças, centros culturais, feiras do nordeste. Com endereço em Recife o grupo inicia seu projeto a partir de ritmos do cancioneiro popular nordestino e brinquedos de festa de santo, ao decorrer das caminhadas a banda carrega em sua bagagem cada lugarzinho visitado por esses "cangaceiros" da música.
As canções contam histórias, celebram, festejam, cultuam e entoam toda a irreverencia do mito cangaceiros que formam o imaginário popular de personagens populares do Brasil.
O conjunto é composto por Amélia Tavares Daniel Neves, Weine Oliveira, Thyago Indra  e Wendel Oliveira.




Release

Capitão Volta Seca é uma banda de recife PE que nasceu em fevereiro de 2012 sobre influências diversas, tanto da música Regional Nordestina, quanto do Rock and Roll, sem deixar de lado as raízes clássicas dos membros. Às vezes com batidas fortes e letras diretas, outras vezes com melodias sutis e ritmos marcantes.
O nome do grupo é inspirado no cangaceiro e compositor Antônio dos Santos, apelidado de Volta Seca, no bando de Lampião. Volta seca fez parte do bando dos 11 aos 18 anos de idade. Compôs musicas que fazem parte da cultura popular como, “Mulher rendeira” e “Acorda Maria Bonita”. Faleceu de causas naturais em 02 de fevereiro de 1997.
A banda chega com intuito de divulgar a cultura popular nordestina, misturando as batidas percussivas do coco, da ciranda, do maracatu, do cavalo marinho e baião assim como, guitarras distorcidas, baixos elétricos, cavaquinhos e violas clássicas, contando também, com percussões pertencentes aos ritmos de terreiro de matrizes africanas.


Links






Contatos
Telefone: (081) 9795-0582 / 8593-9466
E-mail: adm.voltaseca@hotmail.com
Origem: Recife - pe (Brasil)
Residência: Recife - pe (Brasil)
Estilo
Rock Regional

Indicação de Filme... Lope


Nada mais adequado que o clímax de Lope (2010) aconteça sobre um tablado, com direito a espadachins e bandeirolas em chamas. Em seu primeiro filme fora do Brasil, o diretor Andrucha Waddington (Eu Tu Eles, Casa de Areia) adere aos romances de época com toda a teatralidade que o gênero permite.

A coprodução entre Brasil e Espanha, falada em espanhol, dramatiza o momento da vida do poeta e dramaturgo Félix Lope de Vega  (1562-1635), no final do século 16, em que ele retorna da guerra e começa a escrever comédias em Madri como ganha-pão. Vivido no filme por Alberto Ammann, Lope faz o romântico típico: endivida-se em nome de uma ilusão de prosperidade, fabula também um mundo de amores ideais e coleciona desafetos à medida em que dorme com as prometidas dos outros.

O Lope de Waddington não foge muito do imaginário dos plebeus sinceros que expõem a hipocrisia de seu tempo e conquistam damas com sua sensibilidade. É um pouco Cyrano de Bergerac, vendendo versos para os homens sem talento (no filme, um marquês vivido por Selton Mello com espanhol esforçado e o senso cômico de sempre), um pouco As Aventuras de Molière, para ficar numa cinebiografia recente, com sua obra revolucionária no teatro servindo de pretexto para intrigas de amor.

Lope é, enfim, a versão latina do tipo de filme que Hollywood vez ou outra encomenda a diretores britânicos, preocupados com o academicismo da narrativa e com a solenidade na reconstituição histórica. A câmera do brasileiro, assim como as donzelas, se apaixona por Lope e não vê as falhas que o humanizariam. Escurece ambientes com um tom barroco e dos personagens rasos que criou só consegue enxergar os rostos.

Em momentos como o clímax no tablado, com música grandiloquente e seu herói pendurado no lustre à Errol Flynn, Waddington parece brincar com uma ideia metalinguística: arrisca-se a encenar uma novela de cavalaria, mas sem perder a lucidez do histrionismo e da pieguice inerentes a essas histórias. Infelizmente, são momentos de exceção.


TRAILER



Escolas de música erudita e popular retomam suas atividades neste mês de Março



A rádio Iguatu.Net recebeu nesta última sexta-feira, 01, o coordenador de ações culturais da cidade de Iguatu, Michel Prudêncio, a participação do mesmo no programa “Interligados’ tinha como foco  informar aos alunos da Escola Musica Erudita Eleazar de Carvalho  e da Escola de musica popular Humberto Texeixa sobre retorno de suas atividades e bem como avisar sobre abertura de vagas para a inscrição em alguns cursos.
Na Escola Musica Erudita Maestro Eleazar de Carvalho  agora localizada em um novo espaço foram abertas inscrições  para os cursos violino, viola clássica, violão cello, contra baixo, canto e coral. “A escola de música erudita, a partir deste semestre terá nova sede. A mesma fica localizada  no casarão onde funciona no período natalino a casa do Papai Noel situada na praça da Matriz.”, explicou Michel, que adiantou ainda que as aulas retornaram no próximo dia 04 de março.
Para fazer as inscrições é necessário estar em posse de Xerox de Carteira de Identidade, Foto 3×4 e declaração escolar (caso ainda for estudante). A idade mínima para ingressar na escola e de 07 anos. Já na Escola de música popular Huberto Texeixa  retornam com as aulas somente para o próximo dia, 11, devido a reformas em sua estrutura.

Fonte: Iguatu.net

sexta-feira, 1 de março de 2013

Cultura em Movimento... ExpoCompacta


Foto: Jan Messias - Divulgação
No último dia 28 de Fevereiro aconteceu no auditório do SESC de Iguatu o lançamento da exposição fotográfica ExpoCompacta de autoria do artista Jan Messias. Composta por 20 imagens produzidas com uma câmera compacta a galeria SESC de artes visuais recebeu dezenas de pessoas a fim de prestigiar o trabalho do fotografo, imagens que retratam o cotidiano do sertanejo que vão desde trabalhos no campo, na  roça passando por pessoas, brincadeiras infantis com meninos soltando pipa e outros. As imagens puderam transportar e instigar a fotógrafos amadores, na oportunidade Jan proferiu seu discurso baseado no mote "mais vasto é o meu olhar" onde abordava que não é necessário o uso de equipamentos profissionais para expor sua sensibilidade e eternizar na fotografia.
A brincadeira do neto no almoço de domingo, o olhar pensativo, por do sol, flores e insetos... são possibilidades de exercitar o olhar a sensibilidade da beleza presente no cotidiano, nos pequenos detalhes com tudo isso objetivando tornar a vida mais feliz.

O artista...

Jan Messias - Fotografo, Repórter
Janilson Ribeiro de Messias por nome de batismo, mas prefere ser simplesmente  Jan, iguatuense, teve sua infância na zona rural de Quixelô e sua adolescência em Fortaleza, atualmente é acadêmico do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri - Unidade descentralizada Iguatu, repórter da Rádio Educativa Mais FM, professor de inglês e literatura, poeta e Fotografo um verdadeiro artista diverso, viveu os dois polos de habitação presente em nosso cotidiano: a vida na zona rural e a confusão agitada da capital, é contribuinte no cenário cultural da cidade há quase dois anos com suas imagens de nosso dia a dia vêm nos levando a lugares tão próximos e ao mesmo tempo despercebidos por meio de suas aventuras para o seu novo trabalho 125cilindraventuras.blogspot.com, viajando nos fins de semana e feriados a diversos lugares de potencial turístico do sertão cearense.

Serviço:
Exposição Compacta
Artista: Jan Messias
Galeria SESC de Artes Visuais
28/02/2013 a 12/04/2013
08h as 20h