quarta-feira, 15 de maio de 2013

Próximo Sabado é Dia de Baião na Feira

Baião na Feira acontece uma vez por mês na Feira Livre de Iguatu
A Prefeitura Municipal de Iguatu por meio da Secretaria da Cultura e Turismo/ Escola de Música Popular Humberto Teixeira realizará no próximo dia 18 de Maio mais uma edição do projeto Baião na Feira, a ação tem como objetivo preservar e difundir as produções culturais de tradição tendo como maior referencia o movimento cultural O Baião, a partir de então cantadores, poetas repentistas sanfoneiros e artistas populares compartilham o palco localizado na feira livre de Iguatu durante toda a manhã.
A Prefeitura retomou a prática do projeto implantada em 2010 a partir dos resultados obtidos durante todo esse tempo onde podemos contemplar diversos setores da gestão pública para cultura pois fortalecemos a economia criativa, a preservação do que compreendemos por patrimônio cultural, difusão e fruição de práticas culturais bem como o incentivo e a aproximação com a musicalidade regional, disse Diana Mendonça Secretária Municipal da Cultura e Turismo.
O Projeto acontece uma vez por mês sempre no penúltimo sábado de cada mês com inicio as 09h e vai até o meio dia.

Sucesso na abertura da IV Mostra de Cinema de Iguatu!

Coletivo Alumbramento e Cesar Teixeira - Foto: Reprodução


E será uma semana de sucessos, segundo palavras de Kamille Costa, organizadora do evento, à reportagem da Rádio Mais. A trupe de iguatuenses formada por ela, Cesar Teixeira e Sara Benvenuto esteve ontem no teatro do SESC.
A abertura contou com um vídeo-resumo da obra do Coletivo Alubramento, homenageado com o troféu AguaBoa. Em seguida, foi lançado o curta "Amor no Ar", de Sara Benvenuto, e logo depois "O Abismo Prateado", de Karim Ainouz. 


Atores falam do trabalho em "Amor no Ar", na Mostra de Cinema

"Amor no Ar - Sara Benvenuto"
O curta de Sara Benvenuto tem em cena dois atores, Bruna Leão e Klystenes Braga, numa "busca sombria, um encontro inusitado e a possibilidade de uma noite inesquecível." - como descreve o programa de exibições da IV Mostra de Cinema de Iguatu.
O evento teve sua primeira noite marcada pela emoção da cineasta e dos atores, que subiram ao palco antes da projeção para ouvir as palavras da iguatuense, feliz em poder lançar o seu trabalho "em casa". 
Bruna Leão se disse muito grata pela parceria repetida com a cineasta, falando da preparação para a personagem. Klystenes Braga também falou sobre o drama do curta, que tem um final aberto. 


Iguatuense, Sara Benvenuto  se mostrava satisfeita com a repercussão de mais um curta metragem. "Amor no Ar" foi uma das exibições da noite de abertura da IV Mostra de Cinema de Iguatu.
A cineasta também é uma das organizadoras, e ministra oficina em dois módulos nestas quinta e sexta-feiras. A oficina "Filme Nosso: realização fílmica de um conto adaptado" está na programação da tarde. 



Alumbramento Filmes homenageado na IV Mostra de Cinema de Iguatu

Os artistas cearenses receberam o troféu AguaBoa, dado a um artista (ou conjunto de artistas, no caso deles) que faz arte, que eleva o fazer cinema.
O coletivo tem várias produções lançadas e premiadas em festivais nacionais e fora do país. Eles disponibilizam material em sua página na internet. 



Serviço
IV Mostra de Cinema de Iguatu
De 14 a 18 de Maio
Exibições no SESC, Teatro Pedro Lima Verde e na Ortaet
Entrada Franca

Fonte: maisfm.com

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O cinema brasileiro é destaque na IV Mostra de Cinema de Iguatu



A IV Mostra de Cinema de Iguatu será realizada de 14 a 18 de maio e trará para o público um panorama contemporâneo do cinema brasileiro. Além das exibições, a Mostra promoverá debates com realizadores, oficinas e workshop na área do audiovisual. Os locais de exibição serão o SESC- Iguatu, o Teatro Pedro Lima Verde e a sede do grupo de teatro ORTAET. Toda programação da Mostra é gratuita.
O troféu “AguaBoa” será dado aoColetivo Alumbramento Filmes, grupo formado por artistas que foi criado em 2006, em Fortaleza.De lá para cá, já somam mais de 10 longas e 30 curtas metragens no seu curriculum.  Filmes que fogem do clichê cinematográfico e apresentam outras perspectivas para o cinema cearense. Diversos filmes do Coletivo Alumbramento tiveram grande repercussão em Festivais e Mostras nacionais e internacionais.
A Mostra também é voltada para a capacitação em Audiovisual e terá na programação a OficinasFilme Nosso: realização fílmica de um conto adaptado com a diretora Sara Benvenuto (Nas Asas do Coração, Brancos Elefantes). Workshop sobre o processo criativo na composição da trilha sonora de “Doce Amianto” com o diretor do filmeUirá dos Reis e o Workshop Livro deles, Filmes nossos: o processo de adaptação fílmica com a roteirista Michelline Helena (Por Que as Coisas São Assim, AnnaBela).
Os destaques da IV Mostra de Cinema de Iguatu serão os longas “O Abismo Prateado” (baseado na canção “Olhos nos Olhos” de Chico Buarque) do diretor cearense KarimAinouz na abertura do evento e “Doce Amianto” de Guto Parente e Uirá dos Reis no encerramento. Outros longas que comporão a programação: “Era Uma Vez Eu, Verônica” de Marcelo Gomes, “Histórias que Só Existem Quando Lembradas” de Júlia Murat, “Paraíba, Meu Amor” do diretor suíço Bernard Robert Charrue e na Mostra Boa Idade “Chega de Saudade” de Laís Bondazky.
Entre os curtas metragens selecionados estão “Amor No Ar” de Sara Mabel (que vai estrear na IV Mostra), “5 Minutos” de Quico Meirelles, “Meu Amigo Mineiro” de Victor Furtado, “Na Sua Companhia” de Marcelo Caetano e “Não Vá se Perder” de Vanessa Pinheiro. Exibiremos também o média metragem “Retrato de Uma Paisagem” de Pedro Diógenes sobre o centro de Fortaleza e seus personagens.
A Mostra de Cinema de Iguatu conta com o apoio do SESC, da Prefeitura Municipal de Iguatu através da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Vila das Artes.

Outras informações:
Cesar Teixeira
85.9955 0986

Fonte: Mostra de Cinema de Iguatu

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Iguatu participa da 11ª Semana dos Museus... Com Oficina de Fotografia para monumentos históricos.


A 11ª Semana de Museus acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e tem o objetivo de mobilizar os museus brasileiros com uma programações em torno de um mesmo tema. Este ano, a edição acontece entre os dias 13 e 19 de maio com o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social e terá um total de 1.252 instituições participantes com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o país – incluindo o Distrito Federal.
Em Iguatu, a Prefeitura Municipal realiza por meio do Museu Iguatuense da Imagem e do Som uma programação diversificada para estudantes da rede municipal de ensino, projetos sociais e universidades mas a programação é aberta a todo o público.
A Programação acontecerá nos dias 13 a 18 de Maio na sede do museu na avenida 13 de Maio S/N é gratuita e aberta a toda população.
A Oficina será ministrada pelo fotógrafo  Jan Messias  

13/05/2013 - 09h às 11h
VISITA GUIADA à exposição permanente do museu
e ao Espaço Humberto Teixeira (Grande Compositor Local), com apresentação musical da Escola de
Música Popular Humberto Teixeira.

14/05/2013 - 09h às 11h
VISITA GUIADA à exposição permanente do
museu, 
momento para crianças da primeira idade com esquetes e musicas infantis.
15/05/2013 - 09h às 11h
Visita Guiada à exposição permanente do museu, com apresentação musical da Escola de
Música Erudita Maestro Eleazar de Carvalho.
16/05/2013 - 09h às 11h
OFICINA de fotografia de monumentos históricos aberta ao público.

17/05/2013 - 09h às 11h
City Tour com rota histórica em visitação aos diversos pontos de memória da cidade
de Iguatu.
Local: Centro de Iguatu

18/05/2013 - 09h às 11h
SEMINÁRIO/ PAINEL/ MESA REDONDA - Debate
em torno do tema: Museu (memória + criatividade)
= Mudança Social, com alunos de projetos sociais
e acadêmicos do Curso superior de história.
16h - Aula prática da Oficina de Fotografia para monumentos historicos
Local: Centro de Iguatu
 As inscrições para a oficina estão abertas no Museu no horário de 07h30 as 11h30 e 13h30 as 17h30min.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Prefeitura Realiza mais uma Edição do Projeto A Hora da Banda Passar

O Projeto visa aproximar o publico jovem das músicas de tradição

Compondo a programação de atividades culturais realizados pela Prefeitura Municipal de Iguatu a Banda Municipal Maestro Manoel Ferreira Lima realizará mais uma edição do Projeto A Hora da Banda Passar que consiste na apresentação de um concerto musical didático voltado para espaços de educação proporcionando assim o aceleramento do processo de inclusão cultural, fortalecendo a formação de platéia e buscando aproximar cada vez mais a Banda Municipal do público jovem indo mais além do que atividades de cunho cívico, militar e religioso.
O concerto aborda o processo histórico da formação das bandas marciais e seu papel no Brasil e no Estado do Ceará entre as peças executadas estão os tradicionais "dobrados" e "Frevos" também é apresentado um repertório popular com arranjos especiais para a banda.
Segundo Francisco Prudencio Regente da Banda "o projeto além de proporcionar esse conhecimento fortalece os vínculos culturais do público com nossas tradições musicais,  as bandas de música tiveram e tem um papel de fundamental importância na história da cidades do Ceará", disse.
No mês de Maio o projeto irá visitar a Escola Estadual de Educação Profissional Amélia Figueiredo de Lavor no próximo dia 10 de Maio as 16h.