segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Banda da Semana... Cantigar

foto Divulgação
Novos arranjos, reinvenções, suavidade, quintal, casa, chuva, sol, terra, rio, mato... 
Diversas senssações podemos sentir e estar ao mesmo lugar ao ouvir um novo som que vem tomando destaque na região do cariri. Baseado nas cantigas populares acrescentadas aos belos arrajos e mesclado com instrumentos melódicos de cordas e percusões o grupo Cantigar apresenta essa proposta de se fazer música baseada nos elementos naturais, na simplicidade da vida acrescentados ao toque da viola, cavaquinho e a leveza da percussões tudo se encaixa como uma perfeita orquestra nos terreiros do sertão, uma viajem aos pólos do erudito ao popular.
É notório a total e precisa  influencia das culturas populares da região do cariri cearense, canções a partir de brinquedos populares, intrumentos bem tipicos e com muita coisa boa essa turma nos prova que a tradição é perpertua e sustentavel além de proporcionar um transporte por nosso rico nordeste.
Música para se refletir, deitar, dormir, sonhar e também música para se dançar e amar, a canção se apresenta como um encanto repleto de magia, algo que toma nossa atenção carregado de histórias e a sabedoria dos mestres.
O grupo  composto por Carol Barros: Voz/teclado, Flauberto Gomes: voz/violão/viola, Ingrid Alidiane: voz/percussão, Mabell Sales: voz/percussão, Maricélio Santos: percussão, Michel Leocaldino: voz/violão/cavaquinho e Vinícius Pinho: percussão.


Palco MP3 Cantigar


Contato: cantigar@gmail.com
+55 88 3571-2934


Escola de Musica Erudita terá nova sede


A Secretaria de Cultura de Iguatu, por intermédio da coordenação da Escola de Música Erudita Maestro Eleazar de Carvalho, anuncia que no dia 04 de março a escola retomará suas atividades já em nova sede.
O novo endereço será na Praça da Matriz, na casa do Papai Noel.


Segundo Andresa Lucena, coordenadora da Escola, a idéia é aproximar a instiruição da comunidade, permitindo que os interessados acompanhem alguns ensaios e acompanhem melhor o trabalho.

Outro objetivo que ela ressalta e divulgar a história do maestro que dá nome à Escola. Eleazar de Carvalho foi um maestro de renome internacional, nascido em Iguatu. 'Infelizmente, ainda há muitas pessoas que desconhecem completamente a importância do Maestro para a cultura nacional. A escola será mais uma ferramenta para que mais pessoas conheçam esse iguatuense tão ilustre', afirma Andresa.

Na nova sede também funcionará uma pequena exposição com a biografia do Maestro.

Por conta da nova data para início das aulas, as inscrições continuam abertas, podendo ser realizadas na Secretaria de Cultura, na Rua Wilton Correia Lima, s/n, ao lado da Ação Social.

Fonte: maisfm.com 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Agenor Neto e Diana Mendonça tem 73% de aprovação na gestão cultural



Foto Ilustração - Entrega do Selo de Responsabilidade Cultural 2009

A avaliação de desempenho dos quatros anos da gestão do prefeito Agenor Neto e da Secretária da Cultura e Turismo Diana Mendonça, ocorreu nos dias 22 e 23 de janeiro de 2013, na cidade de Iguatu, Estado do Ceará, durante o Seminário Cultura, Avaliação e Planejamento das Políticas Públicas, realizado no Teatro Pedro Lima Verde, compondo a programação da semana do município.

A programação do seminário foi repleta de apresentações sobre as políticas públicas de cultura desenvolvidas pela pasta no período compreendido entre 2009 – 2012, debates sobre políticas públicas de cultura, revisão do plano municipal da cultura, construção dos marcos legais para a cultura em Iguatu e entre essas atividades a avaliação de desempenho da pasta, onde artistas, profissionais da cultura, representantes da sociedade civil e instituições culturais puderam explanar as suas opiniões sobre as políticas de cultura, através de um questionário composto de 15 perguntas.

Realizada a partir de 30 formulários respondidos e entregues a coordenação do seminário é importante que permite planejar, introduzindo as modificações necessárias, e melhorar as políticas públicas de cultura. De modo geral a Secretaria da Cultura e Turismo, foi avaliada pelo desempenho no desenvolvimento das políticas de cultura, de forma muito satisfatória, tendo em vista que teve uma avaliação média de 73% entre bom e excelente, 19% consideraram uma atuação razoável e apenas 8% entre ruim e péssimo.

O grande desafio para os próximos 04 anos é elevar o desempenho da Secretaria da Cultura, a partir dessa avaliação, do plano de metas para 2013 – 2016 e a implantação do sistema municipal de cultura. 

 Fonte: Assessoria Tecnica de Gestão Cultural - Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Iguatu